quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vou morar sozinho, fuck yea!


Resolvi elaborar um post com a minha experiência (pouca) de morar sozinho. Talvez possa ajudar alguém a não passar pelas dificuldades q eu passei. ^^

Já considerou outras opções?

Bom, antes de decidir alugar algum imóvel, tb é interessante considerar outras opções.

Por exemplo, existe republicas (rep) prontas (q disponibilizam um quarto com armario e cama) com banheiro compartilhado. Tb há reps que tem até quarto compartilhado com beliches e tal. Essas são opções q considero baratas, emergenciais e temporárias.

Também é possível montar a sua propria rep, juntando com alguns amigos e alugando e dividindo algum ap legal.

No caso de morar com os pais, uma ótima opção seria já sair de casa para o seu próprio imóvel. Comprar muitas vezes é a melhor opção. (Outras, nem tanto). Estar na casa dos pais, é uma mão na roda pra, por exemplo, fazer um consórcio. Mas isso é assunto para outro post.

E, finalmente, o objeto do post: alugar um imóvel para morar sozinho (foi o q eu fiz, acho q é a opção mais cara - mas é a melhor tb).

Ok, vou alugar um imóvel!

Qdo optamos por morar sozinho, além do obvio ($$ do aluguel, condominio), vc tem q considerar outros gastos "ocultos" como lavar e passar roupa, cama, armario, produtos de limpeza, fogão, geladeira e etc.


O q é muito estranho pq, quando a gente mora com os nossos pais, normalmente tudo isso já existe e o elfo domestico dá conta dos serviços..

É claro q não precisamos comprar tudo de uma vez, mas, se optar por morar sozinho, tem que se planejar para cobrir esses furos..

Tem outros detalhes que podem gerar custos tb.. podemos encontrar algum imóvel q não está totalmente pronto para morar.. precisa mudar a pintura, trocar o chuveiro ou ajustar algum detalhe - isso pode encarecer e dar trabalho tb..

Condomínio

No caso de apartamento, alguns prédios cobram condomínio - que varia de acordo com os serviços prestados pelo prédio. Qto mais serviços (porteiro, zelador etc) mais caro é. No caso de aluguel, normalmente o locatário (vc) paga um valor fixo por mês. O excedente é pago pelo proprietário.

Contas

Quando moramos com os pais, podemos até ajudar com as contas de casa. As vezes, pagando parte da internet. As vezes alguma conta específica como luz ou água. Quando optamos por morar sozinhos, também significa optar por pagar todas as contas. Todas!

A boa notícia, é que os valores mudam drásticamente. Por exemplo, a conta de luz mais cara que paguei na vida, não chegou a R$30. A minha conta de gás encanado gira em torno de R$5/mês. Antes, sem gás encanado, 1 botijão de gás durou 1 ano inteiro. Ou seja, apesar de tomar conta de todas as contas, os valores compensam, pois se referem a apenas 1 pessoa.

Para simplificar para mim, eu tenho uma planilha mensal no Google Docs com a projeção de todos os custos mensais até o final do ano. É claro que ela vai sendo ajustada e adaptada, normal - bombei nas aulas de astrologia. Mas evita de eu ter a luz cortada por ter esquecido de pagar a conta de R$18, 20 - sim, já aconteceu! ¬¬'

Opções de Aluguel

Existem algumas opções de aluguel: por exemplo, com fiador, com depósito, seguro fiança e etc.


Eu sempre fiz com depósito (normalmente referente à 3 meses de aluguel), q o proprietario ou imobiliaria deixa em uma conta separada. Serve como uma forma de segurança do proprietário. Quando o contrato acabar, o proprietario vai fazer uma "vistoria" no imóvel. Se tiver tudo ok, vc pode sacar esse depósito. Por outro lado, se vc quebrar o contrato, o depósito fica com o proprietário. 

Preço

O endereço onde o ap/kit/casa está é um maiores fatores de custo. Quanto melhor a localização (ou seja, com mais opções, mais próximo do metro, mais próximo ao "centro bom" - como bela vista, paraíso, vila madalena e etc) mais caro é. Quanto mais longe do centro e na periferia, mais barato fica.

Pelo q percebi, no geral, casa é mais barata que ap/kit. É uma opção à considerar tb. Eu nunca considerei, pq, pra mim, uma premissa sempre foi estar acessível ao metro da linha verde a pé. E nesse caso, é mais ap/kit mesmo..

Também minha impressão é q, no geral, é sempre mais vantajoso e tranquilo tratar diretamente com o proprietário do que com a imobiliária.

Lar, doce lar

No meu caso, minha primeira experiência, foi em uma kit na Liberdade. Pagava super barato na época (R$400 - pq o prédio era mal-assombrado! buuu!)

Já me mudei levando cama de casal, guarda roupa, fogão, armarios de cozinha, geladeira (usada, comprei no ML), roupa de cama, toalhas, pano de chão, tapetes, louça, talheres, panelas e etc.

Deu trabalho e foi carinho no inicio, mas foi tudo planejado, por isso não pesou tanto (eu já tinha calculado mais ou menos esses gastos iniciais e embutido na conta).


No inicio, não comprei máquina de lavar considerando mto caro. Todo fim de semana, levava a roupa para casa da minha mãe. Depois eu achei uma pessoa que lavava e passava para mim por um preço fechado, tipo uns R$200/mês. Mas daí eu percebi q com esse valor eu pagava a parcela de uma máquina de lavar/secar. Fiz isso, hoje eu lavo e seco em casa, e nunca mais passo roupa! \o/ hauhahuaua!

Depois com o tempo, eu fui melhorando tudo.. ganhei uma geladera nova, alguns sofás usados bala, comprei uma mesa de trabalho (faço muito home office), monitor e etc.

Até hoje eu não tenho TV e não sinto falta - vivo de netflix! hahaha! \o/ Mas daí, vai do costume..

Ah, e na hora de procurar ap/kit tome cuidado especial para confirmar quais opções de internet vc pode contratar para o lugar (pra gente de TI, isso é importante! rs)

Automóvel e vaga de garagem

A primeira kit q eu aluguei não tinha vaga de garagem. Como eu tinha acabado de comprar um carro, eu alugava uma vaga em um estacionamento perto de casa.. só aí, dependendendo do lugar pode variar entre R$100 e R$200 por mês. =\


Hoje eu optei por não ter mais carro e pagar um pouco mais mensalmente caro para morar mais próximo ao trabalho. Agora, normalmente vou ao trabalho a pé ou em no máximo 15min de onibus/metrô. ^^


Isso é algo que eu curto muito, pois me dá tempo para fazer outras coisas - como postar no blogspot, por exemplo. hahaha..

MELDELS, é um caos?

Caalma, não é bem por aí. Sei q estou colocando um monte de problemas, mas é que esse é o foco do post no momento mesmo. Em outro momento eu escrevo um post com os prós, aprendizado e etc. Mas já posso adiantar que, no final das contas, ao menos para mim, valeu muito a pena! ;D

Bom, por enquanto é isso!

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Anonymous Lirow disse...

Quantas dúvidas e como é bom poder aprender com as experiências de quem já passou por tudo isso !

Estava pra me mudar pra perto do trampo, alugar um ap com um amigo mas ele desistiu!
Agora, de volta às pranchetas . . .
>.<

12 de julho de 2012 às 07:19  
Anonymous Lirow disse...

Conta mais do porque valeu tanto a pena !

12 de julho de 2012 às 07:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial